Make your own free website on Tripod.com


Curiosidades FotosReceitas Contacte-nos Aqui

Escargot  / Caracol

Nome: O escargot é um molusco e recebe esta denominação francesa de "ESCARGOT", por ser a França o maior consumidor destes animais. Em português são conhecidos como "CARACOL" e as principais espécies criadas são 3(três): Petit Gris, Gros Gris e Achatina Fulica, sendo esta última considerada o Gigante dos Caracóis, pois alcança até 20 cms. de comprimento e 200 grs. de peso, sua postura varia de 300 à 500 ovos, é a espécie que mais se adaptou às variações de temperatura de nosso país.
        Estes moluscos são animais invertebrados, desprovidos de patas. Reproduzem-se por ovos, são hermafroditas, isto é, tem os dois sexos. Na boca possuem rádula, uma espécie de língua. Respiram comumente através de brânquias e em geral, uma concha os recobre.       

       Medicina: Desde a antigüidade o Escargot vem sendo recomendado como remédio para vários tipos de males. Crendices ou não, é certo que os aminoácidos contidos nas proteínas das carnes do Escargot, contribuem para a reconstituição da integridade dos tecidos gástricos e, portanto, para a cura da úlcera. Por ser um alimento rico em cálcio e ácidos graxos, polissaturados, a alimentação com Escargot é recomendada nos casos de raquitismo e no combate ao colesterol. Em razão ao alto teor de sais minerais e ferro, são úteis durante a gravidez e amamentação. Pobre em lipídios, podem ser consumidos por aqueles que sofrem do fígado, arterioscrerose e obesidade. Na França e Alemanha são base de preparação de cosméticos e também são usados como artesanato em arranjos com conchas.

Carne: A carne do caracol tem alto teor proteico, baixo nível de colesterol, é rico em vitaminas e sais minerais.
 
Valor Nutricional
Calorias..........76%
Água...............82%
Glicídeos........02% 
Lipídios..........0,8%
Proteínas.......15%
Cálcio..........170mg
Vitamina C...15mg
Ferro...........3,5mg
Enxofre.....140mg
Magnésio....250mg
Iodo.......0,006mg 
Zinco.........2,2mg
 
 
      Culinária: O Escargot teve a sua culinária aperfeiçoada pelos chefs franceses durante os últimos 100 anos, embora há séculos já fosse adorada pelos gregos, gauleses e romanos. Alguns conhecedores afirmam que os gourmets de todo o mundo ficam encantados com a iguaria, considerada sofisticada e de sabor delicado. A criatividade nos pratos ultrapassam os limites da imaginação, a cada dia surge uma nova receita bem como uma nova cerimônia de degustação.  

VOLTAR AO TOPO


©2000 / 2001 - InterActiveOrganism.com (todos os direitos reservados )